Top 5 – Filmes ‘come-caco’

Se estás desse lado com medo de spoilers, relaxa! Prometo não dizer mais do que o necessário para te fazer querer ver ou rever, estes 5 filmes. São, para mim, os 5 filmes mais confusos, intrigantes e incríveis que já vi!

Os verdadeiros “come-caco”!

The Lake House (2006)

Ano de estreia: 2006
Realizador: Alejandro Agresti

Resolvi colocar este filme na lista por ser diferente dos restantes que vou mencionar e porque efetivamente gostei muito da história! Este filme volta a juntar Sandra Bullock e Keanu Reeves, depois de se terem estreado no filme Speed (que também recomendo!).
The Lake House é um romance mas com um toque de mistério que o diferencia dos restantes do género. A história incide basicamente sobre a passagem do tempo, a saudade, a dificuldade inerente à distância no que toca a manter um relacionamento. Baseia-se na história entre duas pessoas que habitaram a mesma casa, a Casa do Lago, em alturas diferentes. Kate e Alex começam a sua relação de uma forma pouco usual e mantém-na através de cartas. A questão é que, quando realmente se apaixonam, percebem que há algo que vai dificultar (e MUITO) o seu encontro! Um filme que apela ao sentimento e que nos deixa presos à vontade de ver resultar algo aparentemente impossível. Dá-nos o que pensar e leva-nos a fazer um esforço para entender a complexidade da passagem do tempo. Dá valor à expressão ‘parar o tempo’. Porquê? Têm mesmo de ver o filme para perceber!

Citação preferida: “I sometimes feel as if I’m invisible, as if no one can see me at all. I never felt that way when I lived at the Lake House.”

The Prestige

Ano de estreia: 2006

RealizadorChristopher Nolan
 Um filme que assisti sem espectativas nenhumas e que me surpreendeu duma forma sem igual! Christopher Nolan não desilude mesmo! Desde os Batman até ao Interstelar, realizou filmes incríveis e que merecem um óscar todos os dias!
Quanto a este, The Prestige, Têm de esperar mesmo, mesmo, mesmo até ao fim para (tentar) decifrar esta história. É mesmo fundamental prestar atenção a todos os detalhes para conseguir juntar todas as pessoas do puzzle e é isso que me fascina neste filme!
É a história de dois mágicos rivais, que fazem tudo para conseguir o melhor truque, a melhor prestação. Faz-nos questionar constantemente se estamos a ‘olhar com olhos de ver’. Conta ainda com um elenco de luxo – Christian Bale, Hugh Jackman e Scarlett Johansson! Sem dúvida um mistério a desvendar! Sabem quando um filme acaba e a vossa cabeça quase que ‘explode’ com um ‘Whaaaaaaaaaaat?’  – este foi o filme que fez isso comigo!
Citação preferida: “Every magic trick consists of three parts, or acts. The first part is called the pledge, the magician shows you something ordinary. The second act is called the turn, the magician takes the ordinary something and makes it into something extraordinary. But you wouldn’t clap yet, because making something disappear isn’t enough. You have to bring it BACK. Now you’re looking for the secret. But you won’t find it because of course, you’re not really looking. You don’t really want to work it out. You want to be fooled.”

Fight Club

Ano de estreia: 1999
Realizador: David Fincher

Absolutamente brutal! Com um elenco quase irreal, com Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter e  Jared Leto, Fight Club encontra-se estes os tops mundiais de filmes na sua categoria. Percebo bem porquê! Chuck Palahniuk, inspirado pela vida de 6 dos seu amigos, escreveu a história do Fight Club, como o próprio nome indica – um clube de luta. Este clube surge da necessidade de estravassar sentimentos, descarregar a pressão do dia a dia, através da violência dos combates. Jack (Edward Norton), junta-se ao clube da luta para fugir da sua vida medíocre e vazia, convencido de ter encontrado o clube de auto-ajuda mais indicado para si. O problema surge porque, nesse mesmo clube, existem pessoas problemáticas e tóxicas, com as quais Jack começa a relacionar-se mais intimamente. Tudo isto, por si só, é já algo pouco aceitável pela sociedade. O que piora tudo é a forma como as personagens se interligam. As relações pouco ortodoxas. Tudo no Fight Club parece estar errado. Mas será só no clube, ou será que as pessoas estão também erradas sobre alguma coisa?

Vocês precisam MESMO de ver este filme! E quero mesmo saber a vossa opinião sobre o seu desfecho porque, até hoje, e apesar de já ter visto o filme mais do que uma vez, ainda não estou convencida com a minha análise do mesmo!

 Citação preferida (é difícil, mas…): “You buy furniture. You tell yourself, this is the last sofa I will ever need in my life. Buy the sofa, then for a couple years you’re satisfied that no matter what goes wrong, at least you’ve got your sofa issue handled. Then the right set of dishes. Then the perfect bed. The drapes. The rug. Then you’re trapped in your lovely nest, and the things you used to own, now they own you.”

Inception

Ano de estreia: 2010
Realizador: Christopher Nolan

Duas palavras: Leonardo DiCaprio. Uma expressão: Christopher Nolan strikes again! Mais uma vez, um filme brilhante nesta categoria! Sem dúvida merece estar no meu Top 5. Inception conta-nos a história de um mundo em que é possível entrar dentro da mente humana, conhecer os segredos mais escondidos de qualquer pessoa, durante o sono. O DiCaprio encarna uma personagem, Cobb, que é um especialista nesta arte. Acontece que, a sua vida pessoal, leva-o, em certa altura, a aceitar uma missão que envolverá mais do que apenas trabalho. Cobb tem de entrar na mente de um empresário japonês super poderoso e convence-lo a cancelar um negócio de milhões. A recompensa para Cobb? Ver novamente os seus filhos. Cobb conta com a ajuda de uma equipa polivalente para cumprir a sua missão. Tudo isto parece muito simples de decifrar mas, à medida que vão vendo o filme, vão tendo dificuldade em perceber a diferença entre a realidade e o sonho. E acreditem, não são só vocês a ter essa mesma dificuldade!

Citação preferida: “They say we only use a fraction of our brain’s true potential. Now that’s when we’re awake. When we’re asleep, we can do almost anything.”

Shutter Island

Ano de estreia: 2010
Realizador: Martin Scorsese

O Martin Scorsese é, sem dúvida, uma das minhas personalidades preferidas no que toca ao cinema. Os filmes em que ele se envolve  são, na sua maioria, sempre magníficos! The Wolf of Wall Street, The Aviator, The Departed, Hugo, são apenas exemplos da sua genialidade. Shutter Island não é excepção! Conta a história de dois agentes que são enviados para uma ilha para investigar o desaparecimento de uma criminosa de um hospital psiquiátrico. Mal lá chegam, percebem que estão a ficar demasiado envolvidos numa atmosfera misteriosa, onde nada é o que parece. À medida que a investigação continua e uma tempestade se aproxima, tudo se complica para os dois agentes. Quanto mais envolvidos estão na investigação, mais medo começam a ter das práticas questionáveis daquele hospital. Até que o medo já se relaciona com a sua vida pessoal. Os agente Teddy (encarnado pelo nosso querido Leonardo DiCaprio) começa a sentir que, quanto mais investiga, mais perto fica de se ver confrontado com alguns dos seus mais profundos e devastadores medos. E apercebe-se também que poderá não sair vivo daquela ilha.
Até hoje, ainda não consesgui decifrar este filme. Dos 5 que já vos mencionei, é o que mais me intriga! E a verdade é que as opiniões divergem quanto ao seu desfecho! Mas quem é afinal, a personagem encarnada por DiCaprio?

Citação preferida: “Which would be worse – to live as a monster, or to die as a good man?”

Quero saber a vossa opinião sobre estes filmes! Estão angustiados por não conseguir entender? Acham que estou a exagerar e que afinal as conclusões são básicas?

Até ao próximo post, aproveitem bem o fim de semana e vejam muitos filmes!

Até domingo,
a miúda dos caracóis

One thought on “Top 5 – Filmes ‘come-caco’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s