Santini – finalmente ‘em casa’

Olá meus queridos!

Hoje vou falar-vos sobre uma gelataria que me enche as medidas há ANOS!

Conheci a Santini há bastante tempo, em Lisboa e, depois do primeiro impacto da fila (gigante) à porta, na zona do Chiado, decidi entrar para experimentar. A verdade é que me rendi completamente!

Foi já há cerca de 70 anos abriu a primeira gelataria Santini em Portugal. E é incrível entrar hoje numa delas e ver que algumas coisas se mantiveram ao longo do tempo, porque se fez questão disso mesmo, de preservar o tradicional, mantendo, todavia, o espaço atual. Quem frequenta a Santini desde a sua génese costuma dizer que a fórmula de fabricação dos gelados é um dos segredos gastronómicos mais bem guardados da história; eu tendo a acreditar nisso, porque a forma como primam pela qualidade e toda a envolvência de um espaço Santini – imaculado, cuidado e aconchegante – só mostra a importância que dão ao seu lugar de destaque (merecido) no rol das gelatarias portuguesas.

Desde que abriu na cidade Invicta que a visito com alguma frequência. A verdade é que a Santini não é só mais uma gelataria. E basta entrar uma vez para perceber isso, por vários factores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  1. Pela simpatia no atendimento – os funcionários são do mais prestável que há, sempre com um sorriso na cara e com a maior paciência do mundo para clientes indecisos (como eu!). Já por várias vezes vi clientes a provar, antes de colocar no copo ou no cone, os sabores;
  2. Pela qualidade dos ingredientes. Nota-se perfeitamente que os ingredientes são frescos e que os gelados são feitos regularmente.
  3. As normas de higiene são também bastante restritas – vejo sempre alguém a limpar e arrumar as mesas e a questionar se tudo está do nosso agrado
  4. Pela excelente localização – a loja do Porto localiza-se num ponto estratégico para o gelado depois de jantar na baixa.
  5. Os sabores do gelado. É sempre engraçado experimentar sabores novos, que normalmente obedecem a padrões sazonais, o que comprova a frescura dos ingredientes! Já experimentei dezenas de sabores (sem exagero!) e, como são sempre diferentes, é possível agradar a mais palatos. Não posso referir um único que não me tenha enchido as medidas! É certo que todos nós temos preferência por certos sabores, frutados ou doces, frescos ou mais intensos, mas eu acabo sempre por desfrutar dos sabores que peço! Alguns dos sabores que mais gosto são o de maracujá, de ‘depois das oito’, avelã, côco, o de maçã verde, morango com manjericão e o de doce de ovos e pinhão invertido! São maravilhosos mesmo!

Por todos estes factores, é fácil concluir que a Santini é um sítio ideal para todas as ocasiões que pedem um gelado, quer no verão, quer no inverno. Seja para passar aquelas tardes de verão, as noites de inverno em que o Verão já nos chama e até para os dias frios, porque as opções são imensas! No Inverno, o petit gauteau com bola de gelado é uma opção acertada e deliciosa, garanto-vos! Para os menos gulosos, aconselho um café e um bombom ou bomboca, com recheio de gelado!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Podem encontrar a Santini no Porto, em Cascais (existem 2 lojas), em São João do Estoril, em Carcavelos, em Belém e no Chiado. Estão aberta todos os dias, das 11h às 24h!

É possível ainda encomendar gelado Santini para comer em casa, nas zonas metropolitanas do Porto e Lisboa, via telefone ou através do site. Os preços vão desde 12,90€ para uma caixa de 500ml com 3 sabores (máximo), até 44€ para uma caixa de 2 litros e com 4 sabores no máximo.

E então? Qual é a desculpa para não desfrutar de um belo gelado Santini?

Espero que aproveitem para ir experimentar!

Um beijinho,

A miúda dos caracóis

Anúncios

One thought on “Santini – finalmente ‘em casa’

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.