Olá meus queridos! 🤗
Como prometido, hoje trago-vos a receita da bolonhesa que faço praticamente desde que comecei a cozinhar! Faço para a família, para amigos, em jantares improvisados, enfim, em qualquer ocasião porque nunca falha! Faz sempre sucesso, é uma lenda viva na cozinha!
Mas então: qual é o segredo? Lá está: não tem segredo nenhum!
Vamos a isto!
Ingredientes (para 4 pessoas):
- Carne de vaca picada – 500gr
- Massa esparguete (costumo usar linguine Garofalo) – cerca de 100gr por pessoa
- Tomate aos pedaços – 390gr (normalmente uso assim, mas se tiver 3/4 tomates maduros em casa, pode desfazer e colocar, fica ótimo!)
- Polpa de tomate – cerca de 200gr (normalmente uso esta)
- 1 cebola média
- 3 ou 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Sal qb
- Pimenta preta qb
- Azeite (para cozinhar a carne)
- Ervas de Provence secas qb
- Oregãos frescos ou secos qb
- Funcho seco qb
- Queijo mozzarela ralado a gosto (pessoalmente gosto bastante deste, mas cá por casa preferem o ‘tradicional’ ralado)
Preparação:
- Colocar a massa a cozer! Normalmente, coloco água a 3/4 da panela, juntamente com uma colher de chá de sal grosso e um fio de azeite (pode usar outra gordura qualquer, serve simplesmente para a massa ficar ‘soltinha’ depois de cozida). Esta massa em particular demora de 8-10 minutos a cozer!
- Numa frigideira ou panela que tenham o fundo com um diámetro considerável, colocar cebola cortada bem fina e aos quadradinhos! Deixar alourar e colocar também as folhas de louro e o alho bem laminado
- Colocar a carne e deixar cozinhar, fritando bem e desfazendo a carne para não ficar com pedaços muito grandes. Nesta altura, o fogão deve estar em lume alto.
- Temperar com sal e pimenta
- Quando a carne começar a ganhar uma cor, colocar o tomate aos pedaços e baixar para lume médio
- Colocar seguidamente a polpa de tomate. Costumo deixar uns 5 minutos em lume brando.
- Temperar com oregãos, ervas de provence e um bocadinho de funcho seco. Podem aproveitar para provar e ver se precisa de mais sal e/ou pimenta.
- Deixar apurar uns 5-10 minutos em lume brando et voilá: está pronto! 🍴
Dicas:
- Quando retirarem a massa, passem por água para retirar a goma
- Se gostarem de cogumelos podem adicionar, fica mesmo muito bom! Depois da carne estar bem cozinhada e antes de colocarem o tomate e a polpa, adicionem os cogumelos e deixem cozinhar um bocadinho!
- Se gostarem bastante de queijo gratinado, coloquem, numa travessa ou terrina, uma camada de massa, uma de carne e uma de queijo e levem ao forno por uns 10 minutos para gratinar – fica divinal ❤️
- Se quiserem reservar, guardem separadamente no frigorífico a massa e a carne, para a carne não perder o molho! Depois é só aquecer separadamente ou até cozer mais massa – vai parecer que foi feito na hora!
Espero muito que tenham gostado meus amores! E aproveitem esta noite chuva para premiar amigos e família com uma pasta de categoria! 🍝
Beijinhos e até ao próximo post 🙋
a miúda dos caracóis