5 dicas para ter um cabelo saudável

Olá meus amores!

Espero que estejam bem!

No Inverno, as alterações de temperaturas a que estamos sujeitos fazem com que o nosso cabelo tenha tendência a ficar mais fraco, quebradiço e sem brilho. Por isso mesmo, hoje trago-vos um artigo com 5 dicas para conseguirem manter um cabelo saudável, mesmo no Inverno!

Quero obviamente ressalvar que não tenho formação em cabeleireiro e que estas são as dicas que utilizo em mim mesma! Ter cabelo encaracolado não é tarefa fácil mas estes truques têm ajudado bastante!

Vamos lá saber as minhas 5 dicas:

  • Cortar as pontas de 3 em 3 meses

Eu sei, eu sei! Chegar ao cabeleireiro e pedir para cortar ‘Só as pontinhas’ é o que faço há anos e 90% das vezes sinto que me cortam mais do que o que eu queria. Been there, done that! Mas a verdade é que é necessário cortar o cabelo de vez em quando: não porque ele cresce mais se o fizermos (o cabelo cresce na raiz, não nas pontas malta!), mas porque um cabelo cheio de pontas duplas e espigadas não é bonito! De que vale um cabelo comprido se metade do cabelo está danificado? Por isso, o conselho é simples: vão cortando com frequência! Assim, sempre que cortarem, só precisarão cortar um bocadinho de nada, porque o cabelo vai estar praticamente 100% saudável!

  • Utilizar champô com pouco sal e sulfatos

Até há bem pouco tempo eu desconhecia a importância desta dica mas a verdade é que o sal e os sulfatos (principalmente estes últimos) prejudicam imenso o nosso cabelo! Porquê? Em primeiro lugar, estes constituintes presentes nos champôs contribuem para um ressacamento dos fios porque acabam por destruir a camada superior dos mesmos. Por outro lado, eles também fazem com que o cabelo fique baço, principalmente se for pintado. Por isso, um champô sem sal ou sulfatos ajuda o cabelo a permanecer hidratado durante mais tempo! Quem tem cabelo aos caracóis sabe que o seu cabelo, por natureza, já é bem seco! Então não vale a pena agravar ainda mais essa situação, certo?

É verdade que supostamente não existe nenhum champô 100% livre de sal, porque este é necessário para dar alguma consistência ao produto. Por isso, resta-nos tentar utilizar algum que tenha uma quantidade mais reduzida destes componentes. Procurem champôs que dizem low poo no rótulo! Deixo-vos duas sugestões de champôs aqui e aqui. Podem ver também nesta tabela que nomes são dados a estes agentes do mal capilar! Fujam a sete pés dos champôs com estes ingredientes!

  • Hidratar, hidratar, hidratar

Não é novidade nenhuma certo? A hidratação dos fios é fundamental por isso hidratem bem o vosso cabelo, não esquecendo que estes produtos devem ser aplicados da zona das orelhas para as pontas, nunca na raiz, principalmente se tiverem cabelo oleoso! Para potenciar o produto, podem ainda retirar o excesso de água antes de colocar a máscara e após a aplicação e antes de enxaguar, aquecer o vosso cabelo, com uma toalha embebida em água quente por exemplo. Esta é a máscara que eu normalmente utilizo e gosto bastante, dado o meu tipo de cabelo!

  • Lavar o cabelo com água morna

Água muito quente pode agredir o couro cabeludo e o próprio cabelo em si! Para além disso, a água quente potencia a produção de sebo fazendo com que o cabelo fique oleoso na raiz. Por isso, optem por água morna, quase fria até! Dessa forma, vão conseguir lavar o cabelo em profundidade sem o danificar. A água fria vai ainda impedir a oxidação da coloração dos cabelos e permitir que o brilho natural do cabelo por fazer com que as cutículas do mesmo não fiquem abertas após a lavagem!

  • Ter cuidado com a alimentação

“Somos o que comemos”. Quantas vezes ouvimos esta frase? Não que já tenha visto alguém transformar-se em brócolo ou em hambúrguer, mas a verdade é que a nossa alimentação reflete-se no nosso corpo! Beber bastante água e ingerir alimentos ricos em ferro, magnésio e zinco, por exemplo, ajuda a que os fios do nosso cabelo cresçam mais, sofram de menos queda e fiquem mais fortes.

 

E é isto meus amores! Mas e vocês? O que costumam fazer para manterem um cabelo mais saudável e bonito? 🙂

Contem-me tudo!

Um beijinho,

a miúda dos caracóis

Anúncios

2 thoughts on “5 dicas para ter um cabelo saudável

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.