Criar um blog: vale a pena?

Olá malta gira!

Hoje trago um post um bocadinho “polémico” com aquelas coisas que ninguém gosta de falar sobre a blogosfera e o mundo do Instagram!

Se tu, que estás a ler isto, tens um blog vais certamente relacionar-te com o que vou dizer (se não te relacionares, algo está mal!). Se estás a pensar criar um blog, é muito provável que um dia te sintas como eu! Portanto, sem mais demoras, vamos contar toda a verdade sobre este mundo!

Criei 3 tópicos que eu acho que abragem os principais tabus no mundo digital! E claro: saliento que não sou nenhuma expert no assunto, apenas uma blogger com 1 ano desta vida e que quer partilhar estes pequenos desabafos que, não somente eu, mas as bloggers com quem falo, sentem!

  • Vai haver sempre alguém que tem mais seguidores, mais likes e mais comentários do que tu

É a realidade da vida – vai haver sempre alguém melhor e pior do que tu. Isso não quer dizer que o teu conteúdo não seja bom, pelo contrário! Por isso, o fundamental é NÃO DESANIMAR. Se gostas de criar conteúdo, não podes pensar apenas no número como o que define, mas apenas como uma parte do teu trabalho! Na minha opinião é muito mais importante a forma como os teus leitores e seguidores comunicam organicamente contigo, do que a quantidade de likes que tens numa publicação! Os teus números devem apenas motivar-te a fazer melhor – nunca desmotivar-te do teu trabalho! Cada um leva o seu tempo e o crescimento tem de ser gradual! E as críticas vão acontecer, mesmo enquanto o vosso blog for pequenino! Atrás de um ecrã todos são heróis e as críticas mais fáceis. Mas não se preocupem: o vosso empenho e coerência vai ser sempre a melhor resposta!

  • Uma boa parte dos bloggers compra seguidores

Um assunto tabu que está relacionado com o tópico anterior é a compra de seguidores. Vocês não fazem ideia da quantidade absurda de pessoas que compra seguidores, likes e comentários, principalmente no Instagram. (Se vocês não conhecem a Luisa Accorsi, meus amores, vocês têm de a seguir no mundo do Youtube! E ver este vídeo aqui sobre a compra de seguidores – vai ser um mega abre-olhos para vocês, tal como foi para mim!) 

É simplesmente assustador o que as pessoas fazem para mostrar números, com intuito de criar parcerias com marcas de renome. Mas no fundo, se pensarmos bem, isso é simplesmente um engano – engano a si mesmo porque comprar seguidores (fantasma e não só) não vai adiantar de muito porque esses seguidores não estão ali porque gostam de vocês e é também uma tentativa de enganar as marcas, que pensam que terão retorno com determinada parceria mas na verdade não terão, porque os seguidores não são influenciados verdadeiramente!

  • Ter um blog dá MUITO trabalho!

É verdade: ter um blog dá muito trabalho! Dá trabalho e leva tempo responder a mensagens, e-mails. Ter um blog envolve resiliência e imenso esforço – acreditem quando o digo, porque sei do que falo! Por isso, se quiserem criar um blog pelo número, para obter fama ou parcerias, mais vale parar já porque o trabalho não compensa o esforço!

Assim, o meu conselho é:  vale a pena criar um blog se for algo sem pretensão de fama. Vale a pena criar um blog se estivermos dispostos a por de lado os tempos livres sem fazer nada e se formos capazes de os dedicar a trabalhar para o blog. Mas não vale, de todo, a pena se criar um blog for com a ideia de que o crescimento vai ser super rápido, sem esforço – porque não é verdade!

 

O que é que acharam deste meu desabafo meus queridos? Quem se relaciona?

Um beijinho,

a miúda dos Caracóis

Anúncios

2 thoughts on “Criar um blog: vale a pena?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.